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segunda-feira, 6 de maio de 2013

Yoga passo a passo

Posted by Pedro Elu On 10:26 0 comentários

Basta apenas respirar... se concentrar e alongar. A Yoga pode apresentar resultados eficazes na diminuição de estresse, dores musculares e tensões


yoga
Foto: Corbis
Esqueça a vida tensa, os problemas e tribulações. O momento pede que a mente esteja aberta, os olhos bem fechados e a respiração no mesmo compasso do seu coração. Yoga, em sânscrito (língua indo-européia de 1200-900 a.C), significa unir ou integrar. Subentende-se então que a prática seja união de corpo e mente, e da mente com a sua verdadeira essência interior.
“Yoga é uma técnica milenar vinda da Índia. Seu significado é religação, auto-domínio, não apenas ligar o corpo e a mente, é algo muito mais profundo. A yoga vai religar o indivíduo com seu próprio eu interior, com tudo e com todos “, diz Angela Roberta Grizzo (Beta), formada pelo Instituto de Yoga Narayana, com curso de especialização na Índia. Ela é professora de yoga há quatro anos.
De acordo com a profissional, a prática impulsiona o aluno a tirar os “pés do acelerador”. É possível enxergar movimentos físicos de maneira diferenciada e benéfica para a própria saúde. Além disso, a solução para problemas como estresse, dores musculares, tensões e disfunções hormonais pode ser simples, e eficaz.
A yoga é a prática onde físico e mental trabalham em benefício do praticante. No físico, os principais exercícios envolvem posturas de alongamento, força, equilíbrio, torções, abertura e purificação do corpo. Isso fortalece locais sem tônus e alongam regiões tensas. Já no exercício mental o sucesso na yoga resume-se a respiração moderada e profunda, e concentração durante toda a prática.
A receita do bem-estar proporcionado pela prática, no entanto, não se resume a fórmula mágica. É necessário treino, dedicação e, acima de tudo, perseverança para obter os resultados almejados. A yoga prega o seguinte mantra: olhar para o interior a fim de buscar o verdadeiro eu.
Beta conta que a filosofia yoga é ampla, mas pode ser resumida em apenas uma frase. “Aquietar a mente para poder ver sua verdadeira realidade”. Para ela, as respostas para todas as nossas questões podem ser encontradas aí. “Somos seres de luz, perfeitos, com todas as respostas dentro de nós mesmos. Somos nossa pura consciência. Mas, estamos tão cegos, envoltos por ilusões, que não percebemos isso”, ressalta a profissional.
O medo é um dos principais agentes que dificultam a busca pela identidade. Isso porque a maioria teme se decepcionar com o que realmente é, ou então, prefere que os outros lhe digam quem é. Dessa forma, ninguém consegue se enxergar de forma total.
A yoga ajuda no auto-conhecimento e também na busca pela plenitude do ser, o equilíbrio entre o positivo e negativo. Auxilia na libertação de qualquer vínculo que gera dependência. “A yoga ajuda o indivíduo como um todo por meio da prática dos Asanas (posturas da yoga). Você trabalha beneficiando seus órgãos, articulações, glândulas, sistema nervoso, músculos, enfim, todo o organismo”, exemplifica Beta. Ela explica que por meio de exercícios respiratórios denominados pranayama, o aluno irá aprender a respirar. “Aliás, você já observou como respiramos de maneira diferente quando dormimos, estamos nervosos ou calmos? Tranquilizando a respiração conseguiremos nos acalmar e ficar mais concentrados, diminuindo a ansiedade”.
beta mestre yoga
Beta, mestre de Yoga, em posição de relaxamento

Quem pode fazer yoga?

Segundo Beta, qualquer pessoa pode praticar yoga, desde os mais jovens até os mais idosos. O limite é estipulado pelo próprio aluno. E a superação de limites físicos e emocionais é justamente um dos quesitos que a yoga prioriza com a prática, além da consciência da vida em totalidade e das próprias escolhas.
A yoga é destinada para quem busca bem-estar, satisfação pessoal e não quer levar a vida no “automático”. Quando o corpo e mente entram em sintonia, os resultados começam a aparecer. No entanto, o tempo pode ser diferente para cada pessoa.
A prática pode ser realizada uma vez por semana, mas o mais importante é ter disciplina. “Depois a pessoa irá viver a yoga 24 horas por dia, em sua casa, no trabalho, no trânsito. Isso porque yoga não é uma religião, é apenas um código de ética e de conduta a ser seguido. A religião da yoga é uma só, o amor”, ressalta Beta.
A própria mestra aprendeu e mudou seu comportamento por meio da prática. “A yoga me despertou quando comecei a me sentir responsável por mim mesma e parei de apontar os outros pela minha felicidade ou infelicidade”, disse. Hoje ela entende que tem escolhas, e pode fazê-las a todo momento. “Posso escolher acordar em um dia de chuva e ver a beleza que existe nele. Quando mudo minha maneira de ver as coisas, o universo todo muda, tudo a minha volta muda. Basta eu escolher e vivenciar”, conclui Beta.

Yoga passo a passo

Confira algumas posturas que podem ser feitas em sua própria casa. Lembre-se: é necessário respirar profundamente pelas narinas (e não pela boca) a cada exercício. Bom relaxamento.
yoga posição vrksasana
Vrksasana
Postura da árvore
  • Aumenta o amor próprio e o autocontrole
  • Fortalece a coluna, os pés e as pernas
  • Melhora a postura
  • Energiza o corpo inteiro.
yoga posição utthita trikonasana
Utthita Trikonasana
Postura do triângulo
  • Alonga e fortalece a coluna
  • Traz flexibilidade aos músculos das costas
  • Fortalece circulação pélvica
  • Tonifica e melhora órgãos digestivos e reprodutivos
  • Acalma a mente, alivia a ansiedade e tensão nervosa.
yoga posição halasana
Halasana
Postura do arado
  • Ativa as glândulas acima do coração
  • Equilibra o sistema endócrino
  • Acalma o sistema nervoso simpático
  • Ajuda a controlar irritabilidade, elevando o ânimo
  • Alivia dores de cabeça causadas por tensão nervosa
  • Rejuvenesce.
* Evite essa postura se estiver com problemas no pescoço, em caso de pressão alta e mulheres, no período menstrual.
yoga posição matsyana
Matsyana
Postura de peixe
  • Tórax beneficiado pela grande expansão
  • Desenvolve respiração completa e ampla
  • Beneficia a tireóide.
yoga posição ardha urdhva dhanurasana
Ardha Urdhva Dhanurasana
Postura da meia ponte
  • Tonifica as pernas e as costas
  • Abre o peito, melhorando a respiração
  • Aumenta a estabilidade emocional e auto-confiança
  • Elimina o medo e a insegurança.
yoga posição adho mukha svanasana
Adho Mukha Svanasana
Postura do cachorro olhando para baixo
  • É um antidepressivo natural
  • Remove a fadiga e traz de volta a energia perdida
  • Grande alongamento da parte posterior do corpo
  • Elimina a rigidez nos ombros
  • Acalma os nervos agitados, tranqüiliza a mente e traz sensação de alívio e relaxamento
  • Tonifica a região pélvica e fortalece a coluna.
yoga posição parsvottana
Parsvottana
Postura com intenso alongamento lateral
  • Alivia rigidez dos ombros, pescoço, cotovelos e pulsos
  • Alivia dor da artrite, escoliose e cifose
  • Tonifica abdômen, acalma a mente e ajuda a diminuir a ansiedade e tensão nervosa.
yoga posição virabhadrasana i
Virabhadrasana I
Postura do Herói I
  • Alivia dores das costas e ciático
  • Tonifica os músculos abdominais
  • Alivia problemas digestivos
  • Dá força, flexibilidade e equilíbrio
  • Alivia rigidez das articulações.
yoga posição bhujangasana
Bhujangasana
Postura Cobra
  • Tórax beneficiado pela expansão
  • Estimula a coragem, eliminando medo e insegurança
  • Tonifica os rins.
yoga posição bharadvajasana
Bharadvajasana
Postura sentada com torção simples
  • Favorece a circulação no abdômen, rins, fígado e baço
  • Melhora o sistema digestivo
  • Alivia dor nos ombros, pescoço e costas
  • Aumenta flexibilidade da coluna.

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